Olá gente. Eu amo ouvir a história de vida das pessoas. Esta é, na verdade, uma das coisas que mais me fascina na minha profissão. Quando entro em contato com um aluno, ouço um pouquinho do que fez ele chegar até mim, de onde vieram aquelas fotos e lembranças e assim acabo descobrindo mais uma história. Acho que isso vem desde as rodas de contação de histórias de quando eu era bem pequena. Então, resolvi separar este espaço para contar um pouquinho pra você sobre a minha! A melhor forma que eu, como scrapper, encontrei de te contar tudo isso, foi através das fotos. E ai, vamos lá? Entre, puxe uma cadeira e fique a vontade!
Meu nome é Larissa Loureiro Batista Leal nasci e moro em Londrina, Paraná e tenho 30 anos. Eu venho de uma família cristã composta por um pai muito engraçado, uma mãe caprichosa e uma irmã criativa.
Meu pai é artesão e trabalha com couro. Então desde pequena fui criada no meio de seu ateliê e cercada pelo fascinante mundo da criação. Me encantava ao ouvi-lo falar de como ele sonhava (sonhar mesmo, de noite!!) com uma peça no seu processo de criação. Por outro lado ele é um homem muito engraçado e sempre tem uma piada na ponta da língua (o que as vezes me tira do sério tb!). Eu acho que é a pessoa mais correta que eu já conheci na vida e dificilmente conhecerei outra assim como ele. Além de meu pai, meu amigo é também meu pastor.
Minha mãe é muitíssimo caprichosa. Já fez todos os tipos de artesanato que você possa imaginar. Costumo a dizer que dificilmente conseguíamos encontrar um lugar pra se sentar no sofá.. ou eram linhas de ponto cruz.. ou um tapete de arraiolo.. ou as caixinhas de MDF (ahhh! A fase das caixinhas parecia que não acabaria nunca!).. Nunca me interessei por nenhum desses hobbies! Mas surpreendentemente a paixão pelo scrap nasceu simultaneamente em nossas vidas! Hoje compartilhamos ferramentas, papéis, idéias e é claro a fatura do cartão de crédito. Hahahaha! Ela me ajuda muito nas minhas encomendas, montagem de kits e é uma grande incentivadora da minha arte!
A Renata. Somos companheiras, parceiras. Mas as vezes quebramos o pau como todas irmãs que se prezam fazem! Hahahah. Mas na hora que eu preciso dela eu sei que posso contar. E vice versa! A Renata, assim como todos na família, tem uma veia artística muito forte! Formada em moda, tem um talento incrível! Vcs não imaginam! Ela tb (assim como os outros 3 membros da família) tem seu ateliê num cantinho aqui de casa! Deem uma olhadinha nos vestidos que ela cria aqui no instagram dela.
E agora, falta falar de uma outra parte da minha história! Quando eu tinha 15 anos (e era meio boba, como algumas meninas de 15 anos são), tive um namoradinho que namorei por alguns meses. E ai mais de 11 anos se passaram e adivinha… Deus colocou ele novamente no meu caminho! Mas de uma forma totalmente diferente da primeira vez. Me mostrou que era aquele o homem que Ele tinha escolhido e preparado pra mim. E é claro que tudo agora é diferente, nós somos pessoas diferentes e as coisas no tempo de Deus são mesmo perfeitas. Ele é a pessoa mais criativa que eu conheço que tem as melhores sacadas. É designer, tem uma produtora de vídeo, respira arte e faz os vídeos mais lindos que eu já vi. O nome dele é Renan e vocês vão ouvir muito falar dele aqui no meu blog. Aquele namoradinho de adolescente que eu nunca imaginei que se tornaria no amor da minha vida!
Amor, fala a verdade! Você sempre me amou esses anos todos! rs.
Em agosto de 2015 (no dia de céu mais azul daquele ano), nos casamos!! E foi o casamento dos nossos sonhos! Uma manhã de domingo ensolarada, a natureza, a kombi do papai e nós dois combinando perfeitamente! Foi realmente o dia mais especial da minha vida. Fizemos (juntos!!) muitas coisas handmade para o nosso dia. Se você quiser conferir um pouquinho do nosso 30 de agosto clique aqui (sério, veja! Vc vai gostar!)! E desde então venho desenvolvendo a difícil e linda missão de ser uma esposa segundo o coração de Deus. Claro que isso só é possível pela Sua misericórdia, pois não tenho capacidade para isso!
Primeiro resolvi falar um pouco dessas pessoas pois elas são a minha base.. elas que me ajudaram a ser o que eu sou hoje. Estes são, sem duvidas, meus maiores incentivadores! São eles que me aguentam irritada (não são poucos dias, acredite!), são eles que me socorrem na montagem dos kits, e eles que me amam assim desse jeito errado que eu sou! Então achei importante que você tb os conhecesse. Quando eu falo um pouco sobre meus pais fica fácil você imaginar a razão pela qual eu sou apaixonada por trabalhos manuais, trabalhos que mexam com a sua imaginação e inspiração. Desde criança sempre fui muito estimulada na parte motora e hoje agradeço a eles por isso. Conheci o scrap em 2006. Sempre procurei naqueles hobbies que a minha mãe tinha um que me encantasse… quando conheci o scrap tive a certeza que isso foi o que sempre busquei. Aos poucos fui me apaixonando pela técnica, pelos papéis e pelas pessoas que o scrap me proporcionou conhecer. Neste ano de 2006 eu cursava Pedagogia na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e era professora de educação infantil (crianças de 3 a 4 anos). Percebi como as técnicas de scrap poderiam enriquecer as minhas aulas e aos poucos fui encantando também os meus alunos.
Isso é para provar que eu almocei no RU… tudo bem, almocei 2x.. mas almocei!
Durante o meu curso fui convidada por uma grande amiga a dar aulas de scrap na sua Loja. A Hellen. A Hellen foi a pessoa que me mostrou o que era o scrap e me ensinou muito do que eu sei hoje. E juntamente com a Rafa, Josi e Paula me juntei ao grupo de designers da Fotos de Memórias. Que honra, não?!
Aii que cara de menina que eu to nessa foto! RS. Bons tempos!
Em 2008 me formei e decidi que apesar de apaixonada pela educação não queria mais trabalhar com isso. E juntamente com a formatura vem a pergunta: O que vou ser quando eu crescer?!
Apesar de não parecer nesta foto.. mas eu tinha uma grande interrogação que me intrigava neste momento! Hahahaha.
Trabalhei com meu pai por um tempo mas a minha paixão por scrap só crescia e consumia minhas horas de sono. E foi no início de 2009 que eu conheci a Fernanda. Quem é a Fernanda? A Fernanda foi uma das melhores pessoas que eu conheci na vida. Ela abriu a Papel de Papel Jardim, uma loja linda de scrap que ficava na minha região preferida da cidade.
E ainda era linda!
E ela me convidou para dar aulas em sua loja. E era lá que eu chegava todos os dias e dizia “Fer, tive uma idéia…” .. não sei o que é pior, as loucuras das minhas idéias ou se é ela que compra todas elas. Na Papel de Papel eu conheci pessoas maravilhosas, que eu levo pra minha vida toda!
Foi uma fase deliciosa da minha vida!
Aconteceu que no ano de 2012, Deus decidiu que era hora da Fer ficar lá, bem do ladinho dele. Depois de um longo tratamento de câncer, ela descansou, nos ensinando como uma guerreira fazia. Ela foi um dos meus grandes exemplos de vida. Então, em junho de 2012 o Senhor me mostrou que eu deveria abrir meu próprio ateliê. E ai sem saber muito (nada!!) de como seria, eu fui lá e comecei. Mas peraí, nem um lugar pra dar aulas eu tinha! Então, decidi começar aqui mesmo, na casa dos meus pais. Essas são fotos da nossa primeira aula que fizemos uma festa junina!
Sem duvidas, minhas alunas foram grandes incentivadoras nesta etapa da minha vida.
Parece que a gente se diverte juntas?
É delicioso poder recebê-las aqui todas as semanas! Elas se tornaram parte da rotina da casa, amigas dos meus pais. Todos aqui sentem falta se não temos aula, até os cachorros! Aqui no meu ateliê, sempre vai ter um projeto bem lindo te esperando e um cafe bem cheiroso!
Sabe, durante este tempo, Deus tem sido muito bom comigo! Muito mais do que eu imaginei. Uma dessas grandes maravilhas que Ele fez, foi que no mesmo ano que eu abri meu ateliê (2012), fui convidada pela Ju Tonin para fazer parte do times de designers da ScrapGoodies. Meu Deus! Quase cai das pernas.. simplesmente minha marca favorita de papéis e carimbos! Tem sido uma honra pra mim trabalhar com uma pessoa de tanta competência e criatividade.
Esta foto foi do Goodies Day de 2012 quando ela me anunciou no time.
Outra coisa maravilhosa da minha profissão é que eu posso viajar para dar aulas. Olha que coisa mais incrível, eu viajo, conheço lugares incríveis e pessoas maravilhosas! Pessoas essas que talvez eu nunca conhecesse, se não fosse esse mundo encantador do scrap! Não parece delicioso?
Rommel, Nayda e eu em uma das nossas incríveis JumPics!
Um dia fui convidada por 2 irmãs pra dar aula na loja delas. Caruaru fica há 3mil km da minha casa. E eu não imaginava que nessa distância toda eu poderia encontrar tanto amor! Hoje somos grandes amigas e parceiras. Que privilégio o meu!
No ano de 2016 juntamente com o Ateliê Craft começamos um projeto inovador. Se chamava O Melhor de 2016. Eu montava o projeto e mandava para Caruaru. Simultaneamente a aula acontecia em Londrina e em Caruaru. Veja só o álbum que fizemos ao longo do ano.
Em 2017 resolvemos expandir esse projeto. Foi assim que neste ano tivemos 15 tutoras espalhadas pelo Brasil todo, incluindo o Ateliê Craft. Foi um ano especial de muito trabalho e muitas viagens. Pude conhecer pessoalmente algumas das nossas turmas espalhadas por esse país. Essa é nossa turminha (ona!!) de Londrina. Veja só que festa nossa última aula do ano.
Foi neste ano também que precisei montar uma equipe para me ajudar com os kits. E eu posso contar com as melhores. Tia Sil e Ana estão sempre empenhadas para que não falte nenhum botão nos saquinhos. Meninas, não sei o que seria de mim sem vocês.
No começo de 2018 realizei um sonho! Existe uma feira de craft nos Estados Unidos que chama Creativation. É lá que vemos em primeira mão todos os lançamentos. De quebra ainda conhecemos as estrelas do scrap. Aquelas que acompanhamos nas redes sociais e somos muito fãs. Essa experiência não seria completa se eu estivesse sozinha. Minha parceira foi a Déia do Afree Studio. Foi demais, veja aqui os vídeos que fizemos sobre a creativation.
Neste ano de 2018 o projeto está só começando. Temos 22 tutoras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo (aiii que interncional!). Em março começamos com a primeira página e até dezembro teremos um álbum lindão! Dá uma olhada como estamos espalhando o Scrap por aí.
Em 2018 eu também dei um passo especial na minha história. Lancei minha primeira coleção de papéis. Uma parceria com o ilustrador Luciano Ramos, com a artista que faz os letterings mais lindos Isabela Fernandes. Ajuda do meu designer preferido, Renan. Os pitacos são meus mesmo! Hehehe. Você pode comprar os papéis online aqui.
Essa é a minha vida, um pouquinho da minha história! Hoje eu agradeço a Deus pelo que sou e pelo que ainda vou ser. E agradeço todos os dias por ter a oportunidade de fazer o que eu escolhi, e é claro, por ter escolhido algo que me faz feliz, que me faz melhor, sabe como é? A glória e a honra do meu trabalho são sempre dEle, pois a minha criatividade vem do Alto. Eu adoro pensar que nosso Deus é o Deus da criatividade, que criou cada pedacinho desse universo de forma tão singular. E é Ele que me mantém e sustenta! Espero que você tenha gostado um pouquinho da minha história (que esta no começo ainda). Será uma delícia se um dia tivermos a oportunidade de nos conhecermos e eu saber um pouquinho mais da sua! Como eu disse, amo histórias. Falo bastante mas também sou uma boa ouvinte! Curta o meu site e este espaço que é todo pensado com carinho pra vocês!
Com amor, Lari Batista <3
"Até aqui nos ajudou o Senhor." (I Sm 7:12)